Alunos de escola onde Ramon Dino estudou fazem homenagem ao atleta no AC: 'Inspiração para mim'
20/10/2025
(Foto: Reprodução) Alunos da mesma escola em que Ramon Dino estudou realizam homenagem para o atleta
Alunos do 9º ano da Escola Estadual Elozira dos Santos Thomé, no bairro Alto Alegre, em Rio Branco, local onde Ramon Dino, atual campeão do Mr. Olympia, estudou entre os anos de 2008 e 2010, se reuniram para homenagear o atleta.
A história de Ramon Rocha Queiroz, o “dinossauro acreano”, que atualmente é o maior fisiculturista profissional brasileiro, passou por uma escola pública na capital acreana. Neste ano, ele foi campeão na categoria Classic Physique, tornando-se o primeiro homem brasileiro a ganhar essa competição.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Para reviver o passado do campeão mundial, a Rede Amazônica Acre andou entre os corredores da escola onde ele estudou o ensino fundamental II e conversou com alunos, funcionários e professores. (Veja vídeo acima)
As homenagens dos alunos não ficaram só nas palavras. Os estudantes fizeram um concurso de fisiculturismo imitando as poses de Ramon.
A maioria, inclusive, nem imaginava que o fisiculturista tinha estudado e passado pelas mesma sala de aula que eles. "Eu soube ontem quando nossa diretora foi lá na sala e explicou", contou o estudante Tácito Sênica.
Alunos da escola onde Ramon Dino estudou, fazem homenagens ao atleta no AC
Rede Amazônica/Aldo França
Alunos orgulhosos
Entre uma aula e outra, os cartazes ganharam ilustrações e sentimentos, como uma maneira de mostrar orgulho de quem compartilha a mesma história.
A estudante Querem Silva contou como decidiu demonstrar sua admiração pelo atleta acreano.
"A gente foi pesquisando sobre como foi a história de vida dele para a gente escrever aqui [no cartaz]. Procuramos umas imagens pra colocar aqui [no cartaz]. Quando ele era bem novinho, não tinha tanto shape, essa outra ele já estava nos eventos e essa outra [foto] é ele atualmente, quando ganhou o Mr. Olympia", explicou ela.
Já Bruna Açucena relatou que se sentiu motivada ao ver que Ramon Dino ganhou o campeonato mais difícil do fisiculturismo.
"Ele está sendo uma inspiração pra mim. Porque eu tenho três sonhos e um deles é que eu quero ser fisiculturista também", falou ela.
Para homenagear Dino, João Gabriel colocou talento artístico em ação e reproduziu o porte físico e o sorriso do campeão no papel.
"Tive pouco tempo pra fazer, então comecei com a tinta, o pincel pra fazer a bandeira do Acre e o Ramon eu cortei de outro desenho que eu estava fazendo. Saber que essa pessoa famosa estudou na nossa escola, foi bem interessante", pontuou o estudante.
Estudante fez um desenho em homenagem a Ramon Dino em Rio Branco
Rede Amazônica/Aldo França
Passado na escola
O engenheiro agrônomo Antônio Carnaúba, ex-colega da época do colégio, relembrou que o atual campeão tinha vantagem em cima dos colegas que jogavam futebol junto com eles por conta do porte físico.
"A gente chegou a jogar a bola junto várias vezes. Pela vantagem de corpo que ele tinha na época dos meninos, eu era um pouco mais alto comparado ao resto da turma, mas ele era bem mais encorpado e acabou tendo uma vantagem maior comparado aos meninos da época", afirmou ele.
Mergulhando na história do atleta na escola, a inspetora Maria dos Santos, conhecida como Santa, trabalha no local há mais de três décadas e acompanhou de perto os passos do jovem Ramon pelos pátios da escola.
Ela relatou que o Ramon era um jovem que não aceitava injustiças e respeitava os funcionários da escola.
"Se tivesse um pequeno que estava chorando porque outro grande bateu, ele ia lá e tomava a dor do pequeno. E ele respeitava muito, até porque não éramos professores dele, mas ele respeitava. Ele nunca foi de chamar nome [palavrão] com ninguém, nada dessas coisas. Sempre foi muito carinhoso com todo mundo", pontuou ela.
Os professores que vivenciaram aquela época lembram com carinho do aluno dedicado, educado e brincalhão. A professora de história Maria Iracélia, por exemplo, só reconheceu o ex-aluno ao ver uma foto dele ainda criança.
"Eu olhando a foto do antes e depois, aí sim eu reconheci. Antes eu não reconhecia, mas quando eu vi a foto e acreano, de Rio Branco, eu já percebi que era ele. Vi o rostinho dele e o sorriso dele, que era a mesma forma como ele chegava na escola", recordou ela.
Recado especial
Assim como Ramon, centenas de estudantes passam pelos mesmos corredores todos os dias, cada um com seu sonho. A história do campeão 2025 serve de exemplo: com foco, disciplina e fé, não existem limites para quem decide acreditar.
E foi esse o recado que ele deixou aos alunos que o homenagearam.
"Estudei aí, fiz várias amizades tanto com os alunos quanto como os próprios funcionários. Tenho muito respeito por eles e agradeço todo o ensinamento que a gente teve, todo o aprendizado com vocês. Uma das melhores escolas de Rio Branco, onde eu tive a oportunidade de estudar. Acreditem nos seus sonhos, lutem por eles, mas o estudo em primeiro lugar" disse Ramon através de um vídeo enviado aos alunos.
Ramon Dino manda recado a alunos da Escola Estadual Elozira dos Santos Thomé, em Rio Branco
Reprodução
VÍDEOS: g1