Cidades do Acre que ficam na fronteira da Bolívia intensificam vacinação contra o sarampo
15/07/2025
(Foto: Reprodução) Dia D de vacinação em Assis Brasil
Assessoria Sesacre
Os municípios acreanos de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, no interior, que ficam na fronteira da Bolívia, intensificaram a vacinação contra o sarampo com mutirões nesta terça-feira (15) A mobilização tem como objetivo reforçar a imunização da população em áreas consideradas estratégicas e impedir a reintrodução da doença no Brasil.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Nesta terça, servidores da Saúde do Acre iniciaram uma capacitação com a equipe do Ministério da Saúde (MS) que chegou ao estado para apoiar estratégias de prevenção ao sarampo. O novo boletim aponta que há mais de 100 casos confirmados da doença no país vizinho.
O Acre emitiu um alerta no último dia 8 reforçando medidas de prevenção para evitar casos de sarampo no estado, após o aumento registrados da doença na Bolívia. Até o momento, não há casos confirmados da doença no estado acreano.
As cidades de Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil estão em região de fronteira com a Bolívia.
A campanha é parte de uma estratégia nacional do Ministério da Saúde, que intensificou ações nas regiões de fronteira para conter o risco de transmissão. A orientação é vacinar todas as pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos.
Veja os locais e horários de vacinação:
Brasiléia: UBS Tufic Mizael Saady, das 17h às 22h.
Epitaciolândia: Todas as UBSs e posto da Receita Federal (Tranca), das 7h às 12h e das 14h às 17h.
Assis Brasil: Praça Central SD Marinho, das 8h às 21h.
Para se vacinar, é necessário apresentar cartão de vacina, cartão do SUS, CPF e documento com foto.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que o Ministério da Saúde reforçou o envio de vacinas para os municípios de fronteira, assegurando doses suficientes para o bloqueio vacinal da região.
“O Ministério da Saúde trabalha junto com os estados e os municípios para não deixar o sarampo retornar ao nosso país. Nos estados que fazem fronteira com a Bolívia, estamos promovendo ações de vacinação e hoje [terça-feira, 15], fazemos o Dia D aqui no Acre”, explicou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Profissionais reforça vacinação em Epitaciolândia
Assessoria Sesacre
Capacitação e monitoramento
Além da mobilização nos postos de saúde, o estado também realiza nesta semana um seminário de “Imersão sobre Sarampo: aspectos clínicos, epidemiológicos, imunização e diagnóstico” nesta terça (15) e quarta-feira (16).
Segundo Renata Aquiles, coordenadora do Núcleo de Imunizações da Sesacre, até o momento, o Acre não tem casos confirmados da doença, mas há casos suspeitos sendo monitorados. A fronteira é considerada uma área sensível devido ao constante fluxo de turistas vindos de países com circulação ativa do vírus.
Vacinação contra o sarampo na região norte está abaixo da meta do Ministério da Saúde
“Esse seminário prevê um dia inteiro de programação, com sensibilização da vigilância epidemiológica, treinamento das equipes de imunização para ações de atualização vacinal, bloqueio e preparo de outras áreas que possam atuar caso ocorram confirmações”, destacou Renata
As secretarias municipais também apostam em campanhas de conscientização nas redes sociais e em locais públicos.
O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e pode levar a complicações, principalmente em crianças e pessoas com imunidade baixa. A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde dos municípios envolvidos na campanha.
Sinais e sintomas:
Febre alta;
manchas vermelhas;
tosse seca;
irritação nos olhos (conjuntivite);
nariz escorrendo (coriza) ou entupido.
Reveja os telejornais do Acre
O